Mulher Dúvidas Quociente de Inteligência, mais conhecido como QI, é uma medida calculada através de testes que são desenvolvidos para avaliar aspectos da habilidade intelectual de cada indivíduo comparando com pessoas da mesma idade. A escala padrão utiliza o número 100 como um valor médio. As pessoas com QI elevado são consideradas mais saudáveis e ágeis.

Em alguns casos, a inteligência relacionada a criatividade e aos pensamentos lógicos são consideradas hereditárias, mas características culturais, por exemplo, são referências adquiridas no decorrer da vida e no ambiente em que a pessoa convive. As diferenças de QI também podem ser percebidas conforme o país em questão, porque as mulheres costumam ter mais coordenação motora e são mais sensíveis. Já os homens são considerados mais lógicos.

O que é inteligência?

O termo inteligência vem do latim que significa a capacidade para ler entre as linhas e conseguir associar ideias não relacionadas. Uma pessoa considerada inteligente é capaz de resolver raciocínios, criar e planejar ações importantes, aprender e compreender ideias e linguagens. Inteligência e QI  são termos diferentes, pois a primeira é usada para definir uma habilidade cognitiva, já a segunda refere-se a um número obtido em testes que extraem a capacidade e as habilidades de uma pessoa. São essas habilidades que também fazem parte da inteligência social.

Tipos de Inteligências

O psicólogo americano Howard Gardner é o responsável pela criação da teoria sobre as múltiplas inteligências. Para ele, o cérebro humano possui oito tipos de inteligência, mas as pessoas desenvolvem apenas algumas. Ou seja, muitas vezes temos habilidade para escrever, mas somos péssimos em cálculos. Os que possuem muitas inteligências são considerados raros e uma pessoa pode nascer com determinada inteligência graças a sua genética ou desenvolvê-las no decorrer da sua vida.

Inteligência Corporal

Para as pessoas com boa capacidade para usar o corpo em atividades artísticas como teatro, balé, mímica, ginástica, etc. Aqueles que são bons em trabalhos manuais e os artesãos também se encaixam nesse grupo.

Inteligência Espacial

Essa pessoa tem capacidade para lidar com posicionamento e movimentação de objetos. Muitos atletas possuem essa habilidade e precisam estar atentos a bola como no futebol, vôlei, basquete e tênis.

Inteligência Linguística

São aqueles com habilidades para a linguagem verbal e escrita e pessoas com facilidade para aprender novos idiomas. Escritores, professores e poetas possuem inteligência linguística.

Inteligência Naturalista

Essa inteligência é para aqueles com habilidades para interpretar os fenômenos da natureza. As pessoas que se encaixam nessa categoria são os seguintes profissionais: ecologistas, veterinários, pesquisadores, geólogos, químicos, meteorologistas, físicos, etc.

Inteligência Musical

Aqueles com habilidade para reproduzir e avaliar uma música. Para as pessoas que tem sensibilidade para interpretar sons e ritmos, facilidade para cantar e tocar instrumentos. Os cantores, músicos e compositores são pessoas propícias para esse tipo de inteligência.

Inteligência Lógico- Matemática

Pessoas com inteligência cognitiva para trabalhar com números, raciocínio e estatística. Profissionais do mundo financeiro e matemáticos se encaixam nesse perfil.

Inteligência Intrapessoal

Pessoas com incrível capacidade de autoconhecimento e com mais facilidade para auxiliar outras pessoas em conhecimento interno. Os profissionais pertencentes a essa inteligência são os psicólogos, psiquiatras, teólogos, analistas, etc.

Inteligência Interpessoal

Pessoas capazes de motivar e analisar o estado de espírito das outras. Possuem fácil adaptação a outros ambientes, empatia e presença de espírito. Os políticos, os técnicos da área esportiva e os gestores se encaixam nesse perfil.

Aumentar o QI

Menino EstudandoDurante a infância um grau mais elevado de estímulos intelectuais podem ajudar a melhorar a pontuação de QI, mas nem sempre é um crescimento permanente. Alguns estudos também mostram, que crianças que recebem uma alimentação saudável e bem balanceada quando são bebês, podem desenvolver mais ainda sua habilidade intelectual.

Já em adultos, dificilmente a pontuação de QI aumenta ao longo do tempo. Portanto, não importa o volume de conhecimento adquirido, a pontuação é estável, mas isso não significa que a “inteligência” não pode aumentar, pois é um teste que mede apenas aspectos da habilidade intelectual, não mede sabedoria, criatividade, habilidades sociais, etc.

As pessoas que estimulam seu cérebro podem conseguir melhorar sua inteligência da mesma forma que aqueles que não exercitam a mente podem reduzir a sua. Mas o que fazer para aperfeiçoar sua inteligência? O primeiro passo é não parar de estudar. Terminou a faculdade? Ótimo, agora vá fazer uma pós, um mestrado e doutorado. Além disso, exija de si mesmo e trabalhe em profissões que exijam complexidade e empenho.